segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Música do verão 2007 brasileiro

Em todo o Brasil, Alguns estilos e gêneros musicais se tornam mais presentes em determinadas épocas do ano; um estilo musical que se mantém sempre popular, reaparecendo com força total no verão, principalmente no carnaval, é o Samba.
Desde seu surgimento no século XX, o samba é um tipo de música feito com instrumentos de percussão, violão e cavaquinho, que se torna mais popular e presente no verão, principalmente pelo fato da existência das escolas de samba e seus sambas – enredo.
O Samba, que é a principal forma de música com origens africanas, provavelmente surgiu na Bahia, mas ganhou forma e um histórico próprio no Rio de Janeiro, devido à transferência de escravos para as plantações de café no Estado do Rio.
Independentemente das músicas de escolas de samba como a Mangueira e Beija–Flor, o samba teve e tem sua forma natural apreciada pelo povo brasileiro desde que esse tipo de música existe.
O primeiro samba foi “Pelo telefone”, de Donga, e alguns dos grandes nomes desse ritmo são: Ary Barroso, Beth Carvalho, Cartola, Bezerra da Silva, Martinho da Vila, Clara Nunes, Noel Rosa, Fundo de quintal, Almir Guineto, Paulinho da viola, Pixinguinha, Jorge Aragão e Jovelina Pérola Negra, só para citar alguns...
O “verdadeiro samba” surgiu nos anos 30, através de um grupo de músicos liderados por Ismael Silva, que fundou no bairro carioca Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar que adequou o gênero ao desfile de carnaval. Essa escola acabou dando origem a outras escolas como Mangueira, Portela, Salgueiro, Império Serrano, Beija – Flor, etc...
É importante ressaltar que o samba contou com fortes aliados como o rádio e o presidente Getúlio Vargas, que o transformaram na “música oficial do Brasil”.
Nos anos 50, o estilo Bossa Nova, de João Gilberto e Tom Jobim, promoveu o resgate dos mestres do samba; graças a isso, muitos artistas de samba gravaram discos nesse período, como Cartola, Nélson Cavaquinho e Zé Kéti.
Nos anos 70, compositores e cantores como Martinho da Vila, Clara Nunes e Beth Carvalho dominavam as paradas de sucesso.
No início da década de 80, o samba reapareceu na forma de pagode. O pagode nasceu nos subúrbios cariocas, e passou a utilizar novos instrumentos como banjo e tantã, além de uma linguagem renovada, despojada e mais popular. Os nomes mais importantes do pagode são: Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra.
No início da década de 90, o pagode de raiz começou a perder terreno para uma variante mais comercial. Os grupos mais importantes dessa fase são: Raça Negra, Exaltasamba e Molejo.
Ainda na década de 90, vemos o ressurgimento de Leci Brandão e Jorge Aragão, além de presenciarmos o surgimento de Dudu Nobre. Esses artistas primam por um pagode mais verdadeiro.
No verão, movidos pelas altas temperaturas da estação, muitos cariocas saem de casa à procura de rodas de samba em bares, buscando diversão e um som que possa ser cantado, tocado e apreciado.
É importante lembrar que as escolas de samba promovem, ainda antes do carnaval, diversos ensaios e a apresentação de seus novos sambas enredo. Esse é um acontecimento interessante que ocorre em todos os verões.


Axé contagia o Brasil

Outro ritmo que repercute no Rio de Janeiro e no Brasil afora, principalmente no verão, é o Samba Reggae (mais conhecido como Axé music) que é originado da fusão do samba com o reggae. As bandas de Samba Reggae normalmente apresentam tambores, pandeiro, atabaque, guitarra, baixo, teclado e bateria, além de instrumentos de música latina.
O Samba Reggae passou a ser chamado de Axé devido ao fato de apresentar forte influência da cultura africana nas suas letras e composições. Axé em português significa energia, poder, força da natureza,ou seja, é o poder de realização através de força sobrenatural.
A Axé music surgiu na Bahia nos anos 80, sendo que os primeiros artistas desse estilo foram: Cheiro de amor, Luís Caldas, Banda Eva, Margareth Menezes, Olodum, Daniela Mercury, Araketu, Chiclete com banana, Asa de águia, Timbalada, Terra samba e Banda Beijo.
Na verdade, a origem do estilo vem até antes desses artistas, e isso pode ser comprovado pelo fato da existência dos blocos de Dodô e Osmar, que apresentavam a guitarra baiana.
Depois dos primeiros artistas de Axé a realmente fazerem sucesso no Brasil (Cheiro de amor, Daniela Mercury...), vieram outros artistas que vem fazendo sucesso desde o final da década de 90 até os dias atuais, que vem a ser Ivete Sangalo, Babado novo, Netinho e Jammil e uma noites.
O grupo É o Tchan também é um grupo que vem fazendo sucesso desde meados dos anos 90, e que apresentou a beleza de dançarinas como Sheila Mello e Sheila Carvalho.
A partir do início dos anos 2000, o Axé passou a ganhar mais força no verão do Rio de Janeiro, foi quando começaram a haver diversas micaretas (carnavais fora de época) patrocinadas por grandes empresas do Rio.
Percebe-se uma certa dificuldade de surgimento de artistas novos do estilo, sendo que alguns artistas consagrados tem alternado sucessos do ritmo baiano com baladas pop; Um bom exemplo disso é Ivete Sangalo. Pode-se dizer que o Axé é responsável por uma grande popularidade traduzida por uma grande venda de CD´s, um grande número de shows, além de diversas aparições de seus artistas na mídia.


Mario Mendes e Milan Benes

Nenhum comentário: