quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O futuro da Internet no Brasil

A Internet continua sendo uma verdadeira incógnita no Brasil. Não se sabe exatamente se ela será usada pela população de uma maneira construtiva ou destrutiva. O Brasil é segundo o Jornal O Extra a alvo de cerca de 30% dos ataques de hackers no mundo à frente dos EUA com 17% de ataques.
A diferença do trojan (espécie de vírus de computador) brasileiro para o de outros países é a de que o brasileiro foca a ataques a poucos bancos e os russos, por exemplo, focam em vários bancos do mundo. É muito mais eficiente essa tática.
O hacker brasileiro também costuma focar o ataque a vários usuários domésticos ao invés de um banco ou uma empresa. Isso não teria problema, mas aqui no Brasil tem se gerado muito conteúdo pornográfico (aproveitando-se da fraca legislação no quesito Internet). Esse conteúdo é o principal disseminador de vírus de computador.
O comércio on-line é muito afetado por essas ações. Elas afastam os seus consumidores que demonstram medo de ter dados e finanças roubados. Resta ao governo brasileiro educar sua população quanto aos verdadeiros benefícios da Internet para que não se afete o ramo de e-commerce, além de outros serviços da Internet, pois inegavelmente o futuro da tecnologia está intrinsecamente ligado à Internet.

Um comentário:

Renan Barreto disse...

Fala, Milan. Descobri seu blog agora. Gostei do que vc falou. O brasileiro só vai se acostumar com a internet mesmo daqui há alguns anos quando for melhor disseminada. Nos centros urbanos temos uma falsa impressão de que todos estão conectados quando isso ainda está fora da realidade do brasileiro. E nós, todos nós, temos que aprender a usar a internet de forma produtiva, criando blogs, sites, nos expressando e sustentando uma consciência coletiva viva na net. É a nossa geração que terá o poder daqui a pouco. Temos é que começar a ensinar quem está chegando que existe um mundo além dos mares não navegados. Existe um mundo maior do que a Terra e cuja forma de navegação é através de um mouse e um teclado. Quando todos entenderem o que é realmente o mundo digital, tudo será mais fácil. E aí, poderá existir uma constituição própria para a internet.