O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, como é chamada a data no Brasil, é celebrado anualmente no dia 1º de maio em muitos países do mundo, sendo em muitos deles considerado feriado nacional.
A data remete ao ano de 1886 e às ruas de Chicago nos Estados Unidos. Uma manifestação de trabalhadores, cujo objetivo reivindicava uma jornada de trabalho de 8 horas diárias e teve participação de centenas de milhares de pessoas. Esse fato gerou uma greve geral no país. No dia 3 de março, uma briga com a polícia culminou em algumas mortes de manifestantes. No dia seguinte, uma nova manifestação passou a ser conhecida como Revolta de Haymarket, onde ocorreram mortes tanto de grevistas como de policiais.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris escolheu o dia 1º de maio, em homenagem aos mortos no passado, como convocação para a luta da jornada de 8 horas. Na reunião marcada há morte de dez manifestantes, o que reafirma a intenção da Internacional Socialista de Bruxelas de proclamar esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
O primeiro país a aprovar o dia 1º de maio, feriado e ratificar a jornada de trabalho de 8 horas é a França, no dia 23 de abril de 1919. No ano seguinte a Rússia faz o mesmo, sendo depois seguida por outros países. Os Estados Unidos, porém comemoram O Labor Day (Dia do Trabalho) na primeira segunda-feira de setembro.
No Brasil, embora muitos pensem que a consolidação da data foi feita por Vargas, ela já existia desde 1925, época do governo de Rodrigues Alves. Getúlio, assim aproveita uma data que já existia para emitir medidas de benefício ao trabalhador, conquistando assim a simpatia dos sindicatos brasileiros.
Assim, graças a Vargas, o dia 1º de maio adquiriu, no país, todo o grau de importância que a data merece e todo ano inúmeras manifestações são feitas pela mídia e pela própria sociedade, em especial os sindicatos, homenageando o Dia do Trabalho.
22:00
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário