sábado, 17 de maio de 2008

Eterna luta da sociedade contra a violência

Quando se procura analisar violência é vital manter a cabeça fria para não se deixar levar pela emoção de casos como por exemplo, o do garoto João Hélio, que foi arrastado até a morte por malfeitores. O mal da violência está impregnado na cena do brasileiro justamente pelo descaso das autoridades em todos esses anos de corrupção ao invés de se procurar fazer uma melhor distribuição de renda. Para resolvê-lo algumas medidas de médio e longo prazo devem ser tomadas.
Primeiramente, deveria se fazer uma auditoria no sistema prisional brasileiro para se varrer os policiais, delegados e secretários que forem corruptos. Além disso é vital a construção de uns 100 presídios, pois é desumano uma cela conter 20, 30 presidiários. Eles inclusive colocam alguém que furta com alguém que estupra no mesmo lugar pra quê? Para estragar o que furtou. È inegável que com esse sistema quem não for tão ruim acaba se contaminando.
Em longo prazo algumas soluções óbvias como uma melhor distribuição de renda e um investimento forte em educação merecem ser lembradas. Contudo o governo brasileiro parece que ainda está engatinhando nesse processo, os ricos (pessoas e empresas) devem contribuir com impostos mais pesados de forma a custear esse processo mas é importante que esse dinheiro vá mesmo para esses fins e não para a cueca de alguns deputados da situação.
Enfim, é deveras sério esse problema da violência no Brasil. Contudo, é importante esclarecer que muitas das pessoas que cometem os crimes são em sua maioria pessoas que não dão nenhum valor à própria vida, por não terem esperança no futuro ou pessoas com problemas mentais.
Os presos com problemas mentais deveriam ser realocados em uma clínica psiquiátrica e não em ambientes com presos de alta periculosidade. Quanto aos outros presidiários deve ser realizado um trabalho para recuperar essas pessoas para a nossa sociedade através do ensino de um ofício e até de ações religiosas que já são realizadas em algumas prisões. Certamente, ao presenciar esse pacote de ações sendo feito, a sociedade vai se tranqüilizar e seguir com sua vida. O governo brasileiro precisa transmitir atitude em suas ações e não ficar apelando para discursos sem propósito e sem conteúdo.

Nenhum comentário: