segunda-feira, 31 de março de 2008

O Brasil comemora os 50 anos da bossa nova

A bossa nova, estilo musical brasileiro muito importante comemora uma data importante. São 50 anos de bossa nova no nosso país. A música que marca o início desse movimento é Chega de saudade lançada num compacto simples de mesmo nome do violonista baiano João Gilberto. Os principais nomes da bossa nova: João Gilberto, Vinícius de Moraes, Antonio Carlos Jobim. São também associados ao movimento: Carlos Lyra, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Luiz Bonfá, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell, Elizeth Cardoso, Nara Leão, Maysa, Miúcha e Toquinho, entre muitos outros.
Basicamente o estilo se trata de uma nova forma de cantar samba. È importante ressaltar que ele tem forte influência do jazz americano, o que em parte explica o sucesso das músicas por lá. Nos EUA, há músicos americanos que tocam bossa nova pura ou numa “fusion” com o jazz norte-americano. Sendo que o jazz fusion mistura o estilo com rock, folk, R & B, música eletrônica e world music (segundo os americanos aqui se encaixa a bossa nova). Bem como podemos ver os americanos não gostam muito de sistematizações e classificam toda música étnica que não se encaixe nos estilos acima em world music,
Com a decadência do movimento no Brasil, muitos músicos se mudaram para os EUA, onde fazem sucesso até hoje como o músico Sérgio Mendes. Recentemente, a banda de hip hop americana Black Eyed Peas lançou em conjunto com o pianista uma nova versão da música Mas que nada, que se tornou um sucesso intantâneo. Essa música é de Jorge Benjor, e tinha sido gravado por Sérgio em versão bossa nova. Pois é agora a bossa nova faz “fusion” até com hip hop.
O fim do estilo coincidiu com o nascimento da MPB, que trazia muito pouco ou nada de bossa nova com artista s como Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo. Alguns artistas do movimento foram tocar MPB como Vinicius de Moraes e Edu Lobo, com a música Arrastão, defendida por Elis Regina no 1º Festival da Canção da TV Excelcior. Cazuza, roqueiro seria fortemente influenciado pelo estilo, em sua carreira solo, na década de 80, e dois exemplos são as músicas: Faz parte do meu show e Preciso dizer que te amo.
No dia 1º de março teve um show Bossa Nova – 50 anos com Maria Rita, filha de Elis Regina, Oscar Castro Neves e Roberto Menescal. Marai Rita representou bem sua mãe e se emocionou muito ao relembrar com outros artistas os compactos Chega de saudade, de João Gilberto e o LP Canção do amor demais de Elizeth Cardoso. Oito mil pessoas lotaram o Posto 10 de Copacabana o que só evidencia a importância cada bossa nova no Brasil.

Nenhum comentário: