sábado, 30 de outubro de 2010

Karen: a história do pulo da Publicidade para o jornalismo da Band




Ela tem como maiores ídolos no Jornalismo Luiz Mendes e José Carlos Araújo e não gosta nem um pouco de Jonas Santana. Ela é Karen Calixto Braz, tem 28 anos, e sua ficha técnica é: formada em Jornalismo na universidade Universo, técnica em Publicidade e fez pós-graduação em Docência no Ensino Superior na UCAM. Pretende fazer mestrado de Sociologia da Comunicação. Trabalha na UCAM – Niterói como coordenadora do curso de Jornalismo e é produtora e diretora do programa Jogo Aberto Rio da TV Bandeirantes.

Sempre gostou de futebol mas não esperava trabalhar na área, aliás Karen queria mesmo, era fazer Publicidade, mas foi convencida da idéia, ao fazer um trabalho sobre futebol no terceiro período da universidade. Sua carreira decolou graças ao Mesa Redonda, programa que via regularmente. O programa Mesa Redonda, da CNT que na época tinha uma parceria com a Universo, que proporcionou que José Carlos Araújo fosse palestrar na localidade. Fez várias perguntas interessantes e foi convidada por José Carlos Araújo para o Comentarista por um dia, quadro fixo do programa. Lá ao terminar o programa, deixa seu currículo e alguns dias depois começa a estagiar lá.

A jornalista também já trabalhou na Rádio Manchete, onde além de fazer parte da equipe de esportes, trabalhava num programa chamado: A voz da Nação. O assunto principal naquele lugar eram as diversas participações no esporte do Clube de Regatas do Flamengo. Trabalhava e escrevia para Zico, um grande ídolo dela no esporte, embora torça pelo Vasco. Então omitiu seu time de coração para poder trabalhar, pois lá só se contratavam flamenguistas.

Sobre o programa Jogo Aberto Rio, a diretora afirma que em relação à diferença técnica, a CNT está muito atrás da TV Bandeirantes. Na CNT, tinha um pequeno grupo de pessoas que precisava desenvolver múltiplas funções para o programa funcionar. Já na Band, é o contrário o que acontece tornando o visual do programa mais atraente. Acumular uma função dupla de produtora e diretora não é tão difícil, pois lá há uma equipe qualificada e super profissional. A produtora possui o sonho de um dia trabalhar na TV Globo.

A professora na UCAM, já lecionou duas disciplinas aqui: Produção de eventos e Oficina de TV. Joule, que a trouxe para a universidade, a conhecia do programa Academia do Futebol, da TVN, canal 30 da NET. Ela acha que sofreu preconceito dos professores por causa de sua idade relativamente jovem para administrar um curso. Dificuldades de Trabalhar na UCAM são muitas principalmente na parte burocrática pois precisa atender a cada universitário separadamente e cada aluno tem a sua devida importância.

Nenhum comentário: