sábado, 9 de janeiro de 2010

A polêmica da origem do Heavy metal



Vendo nas reuniões do site Rio in Rock, a polêmica da origem do heavy metal pegando fogo, resolvi fazer uma matéria que tentasse desvendar esse mistério, mas devo admitir que não consegui ter uma opinião muito conclusiva sobre o assunto, o que não me impede de expor alguns fatos que eu consegui colher para vocês, leitores, tirarem suas próprias conclusões.
Primeiro de tudo, o heavy metal, ou simplesmente metal, é um estilo musical derivado do rock'n'roll e do hard rock e que se caracteriza pela predominância sonora de guitarras amplificadas, por vezes sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos rápidos, amplificados. Outras características marcantes do metal são a velocidade, distorção e peso do som, que também é marcado por virtuosos solos de bateria, baixo e, principalmente, guitarra.
Outro fato importante de ser mencionado é que no início tanto o hard rock como heavy metal tradicional eram bem entrelaçados tanto é que os dois surgiram na mesma época e tocado pelas mesmas bandas: Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Alice Cooper, Nazareth, Uriah Heep, Blue Cheer, apenas para citar algumas. O Black Sabbath foi desvinculado do grupo do hard rock principalmente pela temática de suas músicas, o que não impede que uma banda de hard rock faça uma canção com um tema sombrio.
É inegável que as três bandas que mais contribuíram para o nascimento do estilo do metal (e do hard rock) foram: Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, além de uma menção honrosa ao Uriah Heep. Essas bandas foram as que mais características cederam para o futuro sub-estilo do rock. Antes de partirmos para polêmica é necessário se analisar as características “metálicas” que começaram a surgir a partir dos anos 60.
O power chord foi usado pela primeira vez por The Who e The Kinks. O power chord remete às primeiras bandas que começaram a usar a saturação do amplificador e posteriormente a distorção como principais efeitos em suas músicas. Já a distorção pesada foi popularizada por Jimi Hendrix e Cream. O Blue Cheer, que além de também utilizar a distorção pesada, promovia um verdadeiro esporro sonoro, sendo um dos primeiros a tocar um blues-rock amplificado até o máximo e cheio de wah-wah's. O primeiro baterista a usar bumbo duplo foi Keith Moon do The Who.
Continuando com as características o Led Zeppelin apresentou os primeiros riffs acelerados, já o Deep Purple além de apresentar riffs inovava constantemente em seus álbuns. O Uriah Heep fazia um som pesado com linhas de teclados, com distorção e wah wah e abordavam fantasia e misticismo em suas músicas. Os primeiros vocalistas a apresentarem a densidade vocal características do estilo foram Ian Gillan (Deep Purple), Robert Plant (Led Zeppelin), e David Byron (Uriah Heep).
Mas os leitores devem estar se perguntando e o Black Sabbath? O Sabbath reunia todos os elementos citados acima mas é bom esclarecer apenas em algumas músicas. E esse é o motivo para o primeiro álbum do Black Sabbath, homônimo, de 1970, ser considerado por muitos o primeiro álbum de heavy metal da história (mas além dessa há a teoria de que os álbuns de Alice Cooper e/ou Led Zeppelin teriam sido pioneiros por virem antes). Além disso a banda criava uma imagem trangressora, muitas vezes ligada ao misticismo, satanismo, apologia ao uso de drogas e também abordagem político-social.
O Heavy Metal também possui nas letras uma de suas maiores riquezas. Usam-se temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, louvor e depreciação de religiões, os medos e o lado obscuro do ser-humano, musicalização de contos, poemas, a história de civilizações, momentos ou heróis da humanidade, trabalhos conceituais, humor, fuga da realidade e psicodelia, e referências mitológicas. Encontram-se ainda letras sobre o louvor ao próprio Heavy Metal e ao Rock, como forma de transmissão da paixão e da fidelidade ao estilo.
Esta, na minha humilde e modesta opinião, é a característica que mostra o possível pioneirismo do Black Sabbath, pois ele provavelmente fez músicas sobre quase todos esses temas, não exclusivamente naquela época, e sim, ao longo de sua carreira, o que faz dele, que chovam as críticas a mim, talvez a primeira banda plenamente de heavy metal da história.
Bem, depois delas vieram bandas inegavelmente de heavy metal, como as do NWOBHM, que teria como pais junto com o Sabbath bandas como Judas Priest e Iron Maiden com os discos de estréia em 74 e 78 respectivamente. E a partir daí o resto é história contada e recontada.

Nenhum comentário: