Qualidade de vida é uma questão central. A cidade do Rio de Janeiro é brindada diariamente como o paraíso na Terra para residir. O lazer intenso da cidade representado pelas praias, parques, shoppings, entre outros gera essa idéia. Isso é propagado também pelas imobiliárias que buscam vender condomínios na Barra da Tijuca e adjacências.
Muitos bairros não desfrutam dessas maravilhas da publicidade. Trânsito caótico, poluição, calor infernal, segurança, esses são apenas alguns dos diversos problemas que fazem parte do dia-a dia do carioca.
Medidas que melhorariam o trânsito carioca precisam ser restadas. Rodízios de veículos, o que já se faz em são Paulo; mudança nas vias de trânsito que o agilizem e criação de novas avenidas e estradas podem ajudar a aplacar o trânsito da cidade.
Contra a poluição, já estão sendo tomadas medidas, porém em ritmo e volume lentos. È necessário uma aceleração nos procedimentos e um aumento no número deles. A busca por novas soluções a menores custos também deve ser buscada.
O calor de regiões do Rio, como Bangu, por exemplo, é intenso e castiga a população. Quanto a isso nada pode ser feito. Contudo em hospitais, escolas e demais prédios públicos, é importante se refrigerar todas essas áreas.
A segurança da cidade passa por um momento caótico. Diariamente, policiais, bandidos e inocentes morrem no fogo cruzado entre os dois primeiros. Presídios novos, aumento do salário do efetivo policial e técnicas investigativas que minimizem mortos podem ser algumas podem ser algumas das medidas que podem ser tomadas.
Por fim, os cariocas dispõem de uma das mais belas cidades do mundo, mas infelizmente vivem com esses problemas. As diversas autoridades precisam tornar a cidade verdadeiramente maravilhosa.