sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aumenta o número de ataques de hackers no Brasil


Especialistas têm discutido o papel da Internet no Brasil e geralmente as opiniões vêm sendo pessimistas. O Brasil é segundo o Jornal O Extra alvo de cerca de 30% dos ataques de hackers no mundo à frente dos EUA com 17% de ataques. A diferença do trojan (espécie de vírus de computador) brasileiro para o de outros países é que o brasileiro foca ataques a poucos bancos e os russos, por exemplo, focam em vários bancos do mundo. É muito mais eficiente essa tática. O hacker brasileiro também costuma focar o ataque a vários usuários domésticos ao invés de um banco ou uma empresa.

A urbanização virtual do Brasil


As cidades brasileiras situam-se em níveis bem baixos na classificação das cidades digitais. As metrópoles brasileiras possuem, em geral, apenas alguns serviços públicos e privados em ambiente virtual, acesso público à Internet (telecentros), limitação de número de telecentros e bandas (acesso e backfone). Somente agora o Brasil começa a se preocupar com isso graças à criação de telecentros e obtenção de cobertura total e sem limitação de banda para acesso público na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo assim, o Brasil ainda está muito defasado no quesito inclusão digital. Em cidades menores, ainda não se chegou internet de banda larga via cabo ou rádio.

sábado, 11 de abril de 2009

Empresas acham seu novo eldorado: o meio ambiente


Cada vez mais o mercado de energias renováveis ou relacionado a alguma causa ambiental ganha o terreno que antes era da tecnologia da informação. Esse movimento no mercado é decorrente também de uma conscientização. Políticos, executivos e até celebridades buscam um lugar ao sol na nova mania ecológica. Contudo ainda há, os que realmente querem ajudar. Muitas empresas se aproveitam para iludir a sociedade com propaganda de programas ambientais de suas empresas. As mais utilizadas são ações de reflorestamento que visam “substituir” o gás carbônico lançado por elas mesmas na atmosfera pelo oxigênio das plantas. Especialistas em Ecologia dizem ser impossível de se calcular quanto gás carbônico uma empresa lança na atmosfera. Esse negócio faz com que uma empresa que polui muito contrate esse serviço pelo direito de poluir mais, sem passar uma imagem negativa para a população.

Greenpeace, uma ONG que luta pela ecologia.




Percebendo como o descaso pelo planeta só crescia, foi necessária a ação de uma ONG que lutasse pelo meio ambiente: o Greenpeace. Sediado em Amsterdã e presente em 41 países, o seu campo de ação é o meio ambiente (preservação dos oceanos e florestas, engenharia genética, desenvolvimento nuclear, desenvolvimento sustentável). Esta ONG é financiada por mais de 2.8 milhões de membros particulares. As campanhas e manifestos promovidos pela Greenpeace provocaram o fechamento de um centro de testes nucleares norte-americano, o fim dos testes nucleares subterrâneos em alguns países e a proteção da Antártida contra a exploração mineradora. As ações da Greenpeace caracterizam-se também pela controvérsia e, algumas vezes, pela ilegalidade, com ativistas inclusive sendo acusados de crimes menores como desobediência civil e trespasse de fronteiras.

quinta-feira, 26 de março de 2009

iTunes pode ser a salvação da indústria fonográfica



Até os anos 90, a indústria fonográfica era fácil de entender com seus dois sistemas: rádio e venda de discos (LP, depois CD). Com o avanço da pirataria, as vendas de CDs caíram muito. As grandes gravadoras tiveram assim que repensar seus planos de negócios. Um componente novo que chega para tentar salvar o mercado é o iTunes, um reprodutor de áudio e vídeo, desenvolvido pela Apple que também é usado para organizar música digital, arquivos de vídeo e para a compra de arquivos de mídia digital. A Apple está em negociações com as principais gravadoras para permitir aos utilizadores de iPod e iPhone, acesso ilimitado a todos os arquivos musicais delas. O pagamento deste serviço será feito a partir do momento que os executivos chegarem a um acordo quanto ao preço de reajuste. Segundo analistas, consumidores em uma pesquisa mostraram-se dispostos a pagar até 100 dólares a mais caso isso lhes dê acesso ao acervo.

Wikipédia é banida como fonte escolar em universidade nos EUA


A Wikipédia é a mais conhecida enciclopédia colaborativa online e como tal recebe diariamente a visita de muitos estudantes ávidos por informação. O grande problema é justamente o teor colaborativo do site que origina uma série de erros nos assuntos, que permanecem algum tempo no ar. O Departamento de história da universidade de Middlebury proibiu citações da Wikipédia como fonte, em trabalhos de alunos. Essa discussão gera conflito, pois defensores da Wikipédia e jornalistas consideram a medida uma censura da universidade em relação aos trabalhos de seus alunos. Outros, como o próprio co-fundador da enciclopédia on-line Jimmy Wales, consideram a Wikipédia, assim como outros tipos de enciclopédias, inapropriadas para serem utilizadas em trabalhos acadêmicos. Seu grande defeito é que seus textos podem ser editados por qualquer pessoa, mesmo uma que não detém um conhecimento justo sobre aquele assunto.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sedentarismo: um problema que deve ser combatido.

O sedentarismo é considerado a doença específica do século XXI. Trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida atual. A evolução da tecnologia propiciou uma substituição de atividades que demandam gasto de energia por facilidades do mundo contemporâneo como, por exemplo, deixar de ir ao banco e pagar contas pela Internet.
A sociedade atual adota cada vez mais a lei do menor esforço, deixando de lado atividades físicas, ou seja, tornando-se cada vez mais sedentária. Do ponto de vista da medicina, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por atividades ocupacionais em sua rotina. Já é cientificamente comprovado, que para uma pessoa deixar de fazer parte do grupo dos sedentários, precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
Os principais problemas que o sedentarismo causa são: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto e problemas funcionais. Falando mais especificamente de problemas funcionais, quando isso ocorre nos músculos esqueléticos, acontece uma atrofia das fibras musculares e uma perda da flexibilidade articular. Esse grande problema da humanidade é considerado também o principal fator de risco para a morte súbita.
Sendo assim, é fundamental que as pessoas se conscientizem de que o problema é sério, combatendo-o fazendo exercícios físicos regularmente. Agindo dessa forma, as pessoas melhorarão a sua qualidade de vida.

Mário Mendes e Milan Moraes